quinta-feira, 17 de novembro de 2016

VISITA AO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO COUTO MINEIRO DO PEJÃO


Há já algum tempo que não passo por aqui, mas pretendo tornar-me mais assídua, ou não seja este o meu blog pessoal onde tenho todo o espaço para partilhar, para dizer, para contar as coisas boas ( e até as menos boas) que a vida, dia a dia, me vai oferecendo.
Pois bem, hoje vou falar de ontem, de ontem e de hoje. mas vou começar pelo princípio, ou seja, por ontem.
E ontem foi um dia MEMORÁVEL!, foi o dia em que me estreei levando às escolas o livro "Corrupio de Palavras". O contacto com os alunos foi de uma riqueza tal que não há cofre, nem banca, nem império financeiro onde se possa guardar tesouro tão grande, assim como grande em simpatia, cordialidade, organização... foi o que recebemos do corpo docente e auxiliar que nos recebeu. E digo "nos recebeu", porque me fiz acompanhar da minha amiga e ilustradora do livro, a Fernanda Cabral que, tal como eu, regressou a Espinho mais rica, preenchida com um sentimento de satisfação e felicidade contagiantes.
Trata-se de um Agrupamento que engloba alunos de lugares diversos (13 na totalidade) escolas, de lugares onde as escolas fecharam por falta de crianças e que agora se repartem por 6 escolas e 3 Jardins de Infância, um agrupamento onde muitas crianças ficam afastadas das famílias por distâncias consideráveis, algumas entre 8 a 10 km, mas nem a distância, nem o isolamento apagaram o entusiasmo e a alegria de receber, conversar, questionar a escritora e a ilustradora, assim como ler e ouvir ler poemas do livro em questão.
Como disse o entusiasmo dos meninos e das meninas não me deixou indiferente, emocionou-me ao máximo! Ver com que ansiedade esperavam que chegasse a sua vez para o autógrafo, ver que além do autógrafo no livro, alguns quiseram ainda um autógrafo no caderno para mostrarem em casa, e que, na última visita, as crianças também quiseram um autógrafo na mão, numa mão o meu autógrafo, na outra um desenho da ilustradora! Acontecimentos como estes são inolvidáveis! E para culminar o sucesso deste dia resta acrescentar que os 70 livros que foram para o agrupamento não foram suficientes...
E foi assim pleno o dia de ontem! Tão pleno, tão gratificante que tenho muita vontade de repetir, de passar por outras escolas, partilhar com outras crianças, voltar a sentir-me menina, voltar a sentir o carinho de momentos como estes. Mas antes de mais há que repor no Agrupamento os livros em falta. Para isso contactei ainda ontem a editora e hoje já tenho mais exemplares, na segunda feira já serão repostos na sede do Agrupamento os livros em falta.


As mãos das crianças ilustradas e autografadas

Sem comentários:

Enviar um comentário