sábado, 1 de setembro de 2012

LETRAS MENTIROSAS

O pai abecedário sempre foi muito mandão. Tão mandão que todos os dias mandava, não só mandava, como ordenava às letras que não saíssem do seu lugar.
E elas, coitadinhas, lá ficavam, sempre à espera que o pai as juntasse, porque letras separadas eram tristes, não faziam sílabas, quanto mais palavras...E elas queriam FALAR!
Mas...havia algumas tão arrogantes, tão arrogantes, que até eram mentirosas, entre elas o C.
E foi esta mentirosa que consigo arrastou algumas vogais para a brincadeira no jardim, durante uns momentos de distração do pai alfabeto.
“Venham cá vogais...Eu quero três para brincar.”, chamou o C.
E o A,E,I,O,U brigaram entre si, pois todas queriam brincar. Então o C não teve outro remédio senão lançar os dados e tirar à sorte, tendo sido escolhidas o A, o O e o U, que, sem dar cavaco a ninguém, se escapuliram para a brincadeira.
O C deu a mão ao A, que muito pronto disse:” Nós estamos CÁ!”
Mas o C, ao colocar a cedilha logo replicou:” Mas eu posso usar um rabinho, não vês?”
“E para quê?” – pergunta o A.
“Assim brincamos às malandrices e eu sou um Ç (S) e juntos dizemos ÇA.
“Ah!...Mas assim és um mentiroso!
“Não me importo. E queres ver o que faço com o U?”
“Quero.”- responde o A”
“Vem cá U, dá-me a mão. E olha, QUE FEIO!, somos um CU.
Então, C de mão dada com A é CA, Ç de mão dada com A é ÇA.
E diz o U:”Mas falta o O.
“Estou aqui! Também vou brincar às mentiras! Às vezes também sou U como TU.”
“Não faz mal”, – diz o U – brinquemos ao Carnaval e ninguém leva a mal!”
Reaparece o C – “Anda cá, O e dá-me a tua mão. Nós somos CO... e se formos dois... Seremos COCÓ?
“ Que porcaria!”- diz o Ç – “Vem comigo e ficamos um ÇO (SÓ)”
A meio desta brincadeira ouve-se o vozeirão do pai alfabeto:
“Onde se meteram as letras que faltam aqui?! Ah!, se as apanho...”
E as letras fogem a correr, atrapalhadas, misturadas, mas a gritar:
CA ÇA
CO ÇO
CU ÇU

De Maria La-Salete Sá


Sem comentários:

Enviar um comentário