sábado, 29 de dezembro de 2012

TROCADILHO… TROCADILHANDO…



O tempo é um trocadilho.
Ou, se preferirem, uma troca de tempos…
Ou ainda tempo sem tempo
Ou… tempo além
Ou fora do tempo…

Pois, o tempo é um troca-tintas.
Então vejam lá,
Ainda há segundos o tempo era presente,
Mas o presente que foi presente há segundos
É agora pretérito
E já, já será futuro…

O tempo é um troca-tintas,
Tanto é, como não é,
Tanto foi como será…
E às vezes nem sequer existe
E diz que não há tempo,
Quando na realidade
O que há é pouco tempo!
E pouco tempo é tempo,
Não ausência de tempo…

Esta baralhação do tempo
Está a baralhar-me as ideias…
Será que estou no tempo presente?
Será que fiquei no pretérito?!...
E, por falar em pretérito,
Pretérito que é passado,
Diz-me que no momento
em que comecei a dissertar,
a pensar, a escrever
sobre o tempo,
era um momento presente…
mas agora, esse presente é passado…
ou será que já estou no futuro,
no futuro desse tempo?

Será que o tempo é realmente um troca-tintas?
Ou será um trocadilho?
Ou estarei trocadilhando?
Eh! Lá, lá!
Já as palavras e as letras se trocam
E me confundem,
Já não sei o que é feito do tempo,
Do tempo em que dissertei sobre o tempo…

De Maria La-Salete Sá (29/12/2012   12h 46m)

Sem comentários:

Enviar um comentário