terça-feira, 22 de setembro de 2015

CRÍTICA A "FRAGMENTOS DE UM PERCURSO INTERIOR", a melhor das que já recebi!

Gostei deveras e imensamente de ler e reler o livro que você me ofertou.
Dentre outras coisas, o que mais me encanta é que você confere às palavras novas oportunidades de se desfazerem das amarras da trivialidade, do quotidiano, sem contudo, impedi-las de aproximarem-se do íntimo do seu ser,que realiza a magia de convertê-los -- trivialidade e quotidiano -- em humana inspiração poética, quer instintivamente, quer intuitivamente, quer de maneira conscienciosa.
Enfim, sua poesia não precisa de um repertório maior de palavras caras, nem de um estilo rebuscado, para traduzir e exprimir o real, o seu contrário, a quimera, a fantasia, o onírico, o espiritual e o terreno, com seu devido valor. E digo mais, às vezes, em determinados instantes, ela beira a prosa poética para, em outros momentos,cristalizar-se em pura inspiração.
Por outro lado, é curioso também que, muito daquilo que você revela em suas poesias e nos seus versos -- de um modo geral -- é apresentado e elaborado de forma direta, conseguindo tornar-se, como que por magia e coincidentemente, o porta-voz do meu silêncio, às vezes obscuro/obscurecido, da minha voz interior, salva pela minha introspeção.
Quero finalizar este meu pequeno comentário do seu livro parabenizando-a pelo seu talento, vindo de uma aldeia tão querida a nós ambas; para uma , aonde nasceu e viveu parte da sua vida, foi criada e educada. E para a outra [eu], um lugar onde vivi momentos de grande felicidade e de alegria, junto da minha família e amigos -- Guirela do Paraíso, Castelo de Paiva.
E, mais uma vez, agradeço pela oferta de um dos seus preciosos livros.

-------------Texto de Isabel Miranda----------------------------

Nota: Esta amiga escreve lindamente e tem em mãos um manuscrito literário, intitulado "Na beira do caminho" que merece ser editado, e que vai ser editado! Quando isso acontecer, acredito que será um sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário