quinta-feira, 24 de setembro de 2015

NO PORTO COM A RAFAELA, A 11 DE SETEMBRO

(Texto escrito no dia 19 de setembro de 2015)


Hoje foi um dia em que resolvi partir para aventuras com a minha neta Rafaela. Já andávamos a pensar nesta "fuga à rotina" há cerca de um ano e ontem decidimos fazer do dia de hoje um dia diferente. 
Apanhei o comboio das 11:04h em Espinho e minutos depois entrou a Rafaela no apeadeiro da Aguda. Em General Torres saímos e entramos no metro rumo ao Jardim do Morro. Aí começou a nossa aventura: Teleférico até ao cais de Gaia com direito a entrada nas caves Quevedo. 




Mal saímos do teleférico fomos abordadas por dois rapazes que vendiam bilhetes para o mini cruzeiro no Douro, o cruzeiro das seis pontes, mas esse ficou em "stand by" (talvez para outro dia em que possamos dar de novo asas ao improviso).


Entramos nas caves,um espaço muito bonito e acolhedor e fizemos a nossa "prova". Eu decidi-me pelo tinto frutado, a Rafa pelo rosé. Gostamos e saímos bem sóbrias (nada de maus pensamentos de quem esteja a ler!). 


Depois disto havia que decidir se faríamos a viagem de regresso no teleférico (viagem que poderíamos usar até ao final do dia, e que estava já paga) ou se nos aventuraríamos a atravessar a ponte e entrar no Funicular dos Guindáis! 


Pensando bem, e porque já a barriga pedia o almoço, regressamos ao Jardim do Morro, novamente entramos no metro e fomos almoçar ao El Corte Inglês. E como estávamos ao lado do Wall Street Institut, a Rafa foi fazer uma aula e eu fiquei-me pelo El Corte Inglês a ler "Yolanda", da minha amiga Ester de Sousa e Sá, treinando também o meu inglês, já que este livro teve a primeira edição em Inglaterra e nesse idioma está escrito.


Cerca das 16h voltamos ao metro, direção a S. Bento, desta vez para fazermos o trajeto de Funicular. 






Poderíamos ter entrado perto da Praça da Batalha e saído no cais da Ribeira, mas preferimos o sentido contrário. Descemos a rua Mouzinho da Silveira até ao cais, fomos admirando a beleza da cidade que está tão mudada (para melhor!)desde a última vez que por ali andei e lá subimos no Funicular. 

Foi bonito, mas gostei muito mais, sem dúvida alguma, do percurso no teleférico.











Como não podia deixar de ser tiramos fotografias, algumas das quais vou deixar aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário